domingo, 2 de junho de 2013

ENFOQUES PARA INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Ao lermos um texto, analisamos dados que são fornecidos pelo CONTEÚDO, pela ESTRUTURA e pelo    DISCURSO. Por isso, ao propormos uma atividade de leitura e interpretação, devemos contemplar esses tres enfoques de leitura.

O ENFOQUE CONTEÚDISTICO é o que leva o aluno a compreender a mensagem do texto e responder sobre seu conteudo, utilizando as palavras do texto.

O ENFOQUE ESTRUTURALISTA se refere a estrutura do texto. Por exemplo, no caso de um conto, perguntar qwue é o narrador, o  personagem principal, etc.

O ENFOQUE DISCURSIVO diz respeito aos sentimentos e sensações que o texto produziu nas crianças. Leva em consideração os seguintes processos cognitivos:
Antecipação: responder perguntas antes de ler.
Transformação: solicitar soluções diferenciadas para um ou mais fatos do texto. Ex. Como seria a região Nordeste sem a seca?
Inferencia: relacionar a visão de mundo e os conhecimentos do leitor com as informações presentes no texto e com a visão de mundo do autor.
Critica: julgar fatos e situações. Ex. qual sua opinião sobre o comportamento do personagem?
Extrapolação: perceber a ideia principal do texto e seu relacionametno com outras ideias da temática.
Situação-problema: propor soluções a partir de um desafio relacionado a temática.
Efeitos, intenções, emoções: expressar sentimentos provocados por idéias e fatos do texto.

Montei uma atividade baseada nesse texto, que foi escrito por mim baseado no livro Tijolo por Tijjolo - Praticas de Ensino de Lingua Portuguesa. procure esse livro na sua escola, ele é distribuido pelo MEC. Leitura que vale a pena...

MUDANÇA DE CLIMA ACABOU COM DINOSSAUROS ANTES DE ASTERÓIDE

                O FRIO ESTAVA MATANDO DINOSSAUROS MUITO ANTES DO ASTERÓIDE QUE MUITOS CIENTISTAS ACREDITAM TER ACABADO COM A ESPÉCIE.
                O ASTERÓIDE QUE TERIA ATINGIDO A TERRA HÁ 65 MILHÕES DE ANOS, NO PERÍODO CRETÁCEO, PODE TER SIDO APENAS O TIRO DE MISERICÓRDIA.
            ESPECIALISTAS AUSTRALIANOS ESTÃO AFIRMANDO QUE QUANDO O ASTERÓIDE SE CHOCOU COM O PLANETA, METADE DOS DINOSSAUROS JÁ HAVIA MORRIDO PORQUE O CLIMA TINHA ESFRIADO DEMAIS.
                FÓSSEIS DE DINOSSAUROS ENCONTRADOS EM ALBERTA, NO CANADÁ, E QUE DATAM DE SETE MILHÕES DE ANOS ANTES DA COLISÃO DO ASTERÓIDE ATÉ A ÉPOCA DA COLISÃO, MOSTRAM QUE A TEMPERATURA MÉDIA NA REGIÃO CAIU DE 25ºC PARA 15ºC.
                POR CAUSA DO SANGUE FRIO, RÉPTEIS COMO CROCODILOS E TARTARUGAS, ALÉM DOS DINOSSAUROS, MORRERAM EM CONSEQUÊNCIA DO CLIMA MAIS FRIO.
                TAMBÉM HOUVE UMA QUEDA NO NÍVEL DE CHUVAS, DURANTE O MESMO PERÍODO, MAS DAVID EBERTH, DO MUSEU REAL TYRRELL DE PALEONTOLOGIA, QUE CHEFIOU A PESQUISA, DIZ QUE NÃO ESTÁ CLARO O PORQUÊ DE OS DINOSSAUROS TEREM SIDO AFETADOS TÃO DRAMATICAMENTE.
                ANGELA MILNER EXPLICA QUE OS DINOSSAUROS PODEM TER RESISTIDO MAIS TEMPO DO QUE OUTROS RÉPTEIS À QUEDA DA TEMPERATURA, PORQUE O TAMANHO DELES PERMITIA QUE ELES MANTIVESSEM A TEMPERATURA DO CORPO CONSTANTE.
                MAS ELES NÃO PODERIAM TER RESISTIDO POR MUITO TEMPO.
Fonte: SITE GUIA DOS CURIOSOS

RESPONDA NO SEU CADERNO

INTERPRETANDO O TEXTO:

1 – O QUE AFIRMAM OS ESPECIALISTAS AUSTRALIANOS?

2- O QUE ACONTECEU COM OS REPTÉIS COMO A TARTARUGA E OS CROCODILOS?

3- PORQUE OS DINOSSAUROS RESISTIRAM MAIS TEMPO QUE OS OUTROS RÉPTEIS?

4 – QUAL É A INFORMAÇÃO PRINCIPAL DESTE TEXTO?

5 – DE ONDE FOI TIRADO ESSE TEXTO?

6 – PORQUE VOCE ACHA QUE O AUTOR QUIS DIZER COM A EXPRESSÃO “TIRO DE MISERICÓRDIA”?

7 – VOCE ACHA QUE SE CAISSE MUITO A TEMPERATURA DA TERRA, OS SERES HUMANOS CONSEGUIRIAM SOBREVIVER?

8 – O TEXTO TE TROUXE UMA NOVA INFORMAÇÃO OU VOCÊ JÁ CONHECIA O ASSUNTO DO TEXTO?





segunda-feira, 27 de maio de 2013

atividade com sistema monetário

Bom galera, dei uma aula que envolve sistema monetário que quero compartilhar com vocês!

Primeiro voce deve providenciar panfletos de supermercado (dois para cada aluno). Em seguida, recorte os produtos do panfleto sem os preços e entregue aos alunos junto com uma tabela onde eles devem registrar quais produtos eles acham que podem comprar com os valores da tabela (a tabela estará no fim da postagem). Eles podem fazer sozinhos, em duplas ou grupos.

Após esta etapa, socialize entre eles os resultados. Depois, entregue os panfletos originais (com preço) e uma tabela igual a primeira, onde eles irão verificar e registrar quais produtos eles realmente podem comprar!

Esta atividade é excelente para adquirir noção de valores, e eles amam faze-la!!!!

Bom trabalho.

Tabela para atividade:


1 REAL


2 REAIS


5 REAIS


10 REAIS


20 REAIS


50 REAIS


100 REAIS


domingo, 26 de maio de 2013

probleminhas curiosos

copiei do blog Espaço Educar...


PROBLEMAS CURIOSOS:

1. Uma pêra custa igual a uma maçã, mas duas cerejas e quatro pêras custam igual a cinco maçãs.  Se uma cereja custa R$ 0,20, quanto custa uma pêra?


2. Três árabes têm um irmão. Este irmão morre sem deixar irmãos. Como se explica isso?



3. Torne verdadeira a igualdade abaixo, colocando sinais de adição e subtração entre os números:

                             1 2 3 4 5 6 7 8 9=100



4. Três gatos comem três ratos em três minutos. Um gato comerá um rato em quantos minutos?



5. Alguns meses têm 30 dias, outros 31. Quantos meses têm 28 dias?



6. Se um médico lhe dá três comprimidos e te pede para tomar a cada meia hora, em quanto tempo você terá tomado todos?



7. Um fazendeiro tinha nove ovelhas. Todas, menos nove, morreram. Quantas ovelhas ficaram vivas?



8.Você tem um fósforo e entra num quarto escuro e tem um aquecedor a óleo, uma lâmpada a querosene e uma vela. Qual você acende primeiro?



9. Quantos animais de cada espécie Moisés levou na arca?



10. Pegue duas de três maçãs, quantas maçãs você tem agora?



11. De que lado a galinha tem mais penas?



12. Se você dirigir um ônibus com 43 passageiros a bordo, saindo de São Paulo, parar em Campinas para pegar 7 passageiros e deixar 5, parar em Araraquara para deixar 8 passageiros e finalmente chega em São José do Rio Preto 8 horas depois, qual é o nome do motorista?



13. Numa horta há 5 árvores, cada árvore com 6 galhos, cada galho com 2 ninhos, cada ninho com 3 ovinhos. À R$ 12,00 a dúzia, quanto custa cada ovo?



14. Meu avô tem cinco filhos; cada filho teve outros quatro filhos. Quantos primos tenho?



15. Um homem foi até a padaria e contou a sua direita 23 árvores. Na volta contou a sua esquerda 23 árvores. Quantas são as árvores no total?



16. Como escrever 11, usando apenas 3 vezes o algarismo 2?



17. Pela estrada caminhavam, em fila, 50 burros. O da frente olhou para trás. Quantos burros contou?



18. Divida 30 por ½ e some 10. Quanto você achou?



19. Eu fui para cama às 8 h da noite. Dei corda no relógio e botei para despertar às 9 h da manhã. Quantas hora de sono eu tive antes de despertar o alarme do despertador?



20. Quando 4 pessoas se encontram, quantos apertos de mão são possíveis? E se fossem 6 pessoas?


RESPOSTAS

1-    Uma pêra custa R$0,40.
2-    As três árabes eram mulheres.
3-    123 – 45 – 67 + 89 = 100
4-    Três minutos.
5-    Todos têm 28 dias.
6-     Uma hora.
7-    Nove ficaram vivas.
8-     O fósforo
9-    Não foi Moisés que levou os animais na Arca, e sim Noé.
10- Duas maçãs.
11-  Do lado de fora.
12-  O nome de quem está lendo o problema.
13-  Custa um real cada ovo.
14- Dezesseis primos.
15- Vinte e três árvores.
16- 22 : 2 = 11
17-  Burro não sabe contar.
18- Setenta.
19- Uma hora, pois o relógio era a corda, portanto não diferencia 8h00 de 20h00.
20- Se for 4 pessoas são possíveis 6 apertos de mãos e se for 6, são possíveis 15 apertos de mãos.

domingo, 5 de maio de 2013

coleção Dente de Leite

Dente de leite vol. 1

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Dente de leite vol. 2

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Dente de leite vol. 3

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Dente de leite vol. 4
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Dente de leite vol. 5

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Dente de leite vol. 6

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