sexta-feira, 7 de junho de 2013

atividades de leitura

ATIVIDADE COM CHARGE

                     Solicitar aos alunos que tragam charges de casa (caso eles não consigam, traga voce as charges). Em grupos de tres, eles devem discutir algumas caracteristicas desse genero: intenção do chragista, tema (antigo/atual), genero (verbal/não-verbal/hibrido), traço fisico que foi exagerado, o humor que caracteriza a charge... Cada grupo escolhe uma charge para apresentar os comentários à classe.

COMPLETAR LACUNAS

                     Apresentar um texto com lacunas para que o aluno, ao ler silenciosamente, possa preenche-las com palavras que julgar adequadas. Os paragrafos iniciais não devem apresentar lacunas, porque o aluno necessita de introdução completa para que possa deduzir posteriormente as palavras que faltam.
                     Nas primeiras vezes são deixadas poucas lacunas, umas tres ou quatro, num texto de uma página, e substituem, preferencialmente, substantivos. Com a prática, o numero de lacunas pode ser aumentado. Gradativamente, substituirão verbos e outras classes gramaticais.

LEITURA INTERROMPIDA

                    Apresentar um texto para o aluno ler. Interromper logo após a leitura do primeiors ou do segundo paragrafo e fazer-lhe perguntas:

  • Que genero/texto é esse?
  • Qual o assunto?
  • Para quem foi escrito?
  • Para quem o autor escreveu?
  • Como voce acha que vai terminar?
                     Ler mais um trecho e interromper soutra vez:

  • Voce continua pensadno a mesma coisa ou agora voce tem alguma ideia diferente?
  • O que fez voce ter uma nova ideia? A partir de qual pedaço do texto?
  • E agora, como voce acha que vai terminar?
                     Perguntas especificas de acordo com cada genero textual pode ser formuladas, por exemplo, sobre os personagens de uma história ou sobre o desfecho do conflito.
                     Não deve haver mais do que duas ou tres interrupções para não tirar o prazer da leitura e para não se perder "o fio da meada".


Nenhum comentário:

Postar um comentário