Solicitar aos alunos que tragam charges de casa (caso eles não consigam, traga voce as charges). Em grupos de tres, eles devem discutir algumas caracteristicas desse genero: intenção do chragista, tema (antigo/atual), genero (verbal/não-verbal/hibrido), traço fisico que foi exagerado, o humor que caracteriza a charge... Cada grupo escolhe uma charge para apresentar os comentários à classe.
COMPLETAR LACUNAS
Apresentar um texto com lacunas para que o aluno, ao ler silenciosamente, possa preenche-las com palavras que julgar adequadas. Os paragrafos iniciais não devem apresentar lacunas, porque o aluno necessita de introdução completa para que possa deduzir posteriormente as palavras que faltam.
Nas primeiras vezes são deixadas poucas lacunas, umas tres ou quatro, num texto de uma página, e substituem, preferencialmente, substantivos. Com a prática, o numero de lacunas pode ser aumentado. Gradativamente, substituirão verbos e outras classes gramaticais.
LEITURA INTERROMPIDA
Apresentar um texto para o aluno ler. Interromper logo após a leitura do primeiors ou do segundo paragrafo e fazer-lhe perguntas:
- Que genero/texto é esse?
- Qual o assunto?
- Para quem foi escrito?
- Para quem o autor escreveu?
- Como voce acha que vai terminar?
- Voce continua pensadno a mesma coisa ou agora voce tem alguma ideia diferente?
- O que fez voce ter uma nova ideia? A partir de qual pedaço do texto?
- E agora, como voce acha que vai terminar?
Perguntas especificas de acordo com cada genero textual pode ser formuladas, por exemplo, sobre os personagens de uma história ou sobre o desfecho do conflito.
Não deve haver mais do que duas ou tres interrupções para não tirar o prazer da leitura e para não se perder "o fio da meada".
Nenhum comentário:
Postar um comentário